What is?
At the beginning of the last century, Madeira was known for the brandy island. Excessive consumption of this drink becomes a social problem. In 1927, 34 sugarcane plantations were closed, production decreased and their commercialization was controlled. Alternatively, the people clandestinely began to produce their own brandy from the dregs of wine, an activity severely punished by the authorities. From the North to the South of the Island, illicit transport began, covering 25 km with about 50 liters on their backs and, despite several arrests, the activity lasted roughly 50 years along tracks that became known as the route of smuggling.
Curto
Informação técnica
Percurso: Urbano
Distância: 1,6 km
Desnível Positivo: 35 metros
Pontos: 12
Dificuldade técnica: 1
Dificuldade física: 2
Tempo estimado: 25 a 60 min.
Início: Achada do Castanheiro
Fim: Junta de Freguesia de Boa Ventura
Médio
Informação técnica
Percurso: Urbano
Distância: 2,9 km
Desnível Positivo: 105 metros
Pontos: 15
Dificuldade técnica: 2
Dificuldade física: 2
Tempo estimado: 25 a 60 min.
Início: Achada do Castanheiro
Fim: Junta de Freguesia de Boa Ventura
Longo
Informação técnica
Percurso: Urbano
Distância: 4,6 km
Desnível Positivo: 140 metros
Pontos: 24
Dificuldade técnica: 3
Dificuldade física: 2
Tempo estimado: 25 a 60 min.
Início: Achada do Castanheiro
Fim: Junta de Freguesia de Boa Ventura
Como posso participar?
Foi inaugurado no passado dia 01 de dezembro de 2023 um bloco de três excelentes percursos (Curto; Médio e Longo) permanentes da modalidade de Orientação na simpática e, ao mesmo tempo, belíssima freguesia de Boa Ventura, mais propriamente no sítio da Achada do Castanheiro e centro de Boa Ventura.
A freguesia de Boa Ventura é, sobretudo, conhecida pela singularidade da sua ruralidade, bem como pela sua extensa e luxuriante mancha de floresta Laurissilva.
Estes percursos orientam todos os entusiastas interessados numa série de caminhos e veredas no âmago desta freguesia com todos os predicados de uma aldeia rural que preza a sua genuinidade e o seu património.
Estes percursos são os primeiros percursos permanentes a serem implementados na Região Autónoma da Madeira e têm a particularidade de possibilitar uma experiência à medida de cada um, ou seja, poderá ser:
-
Uma excelente forma de introdução à modalidade (para iniciantes);
-
Uma excelente forma de proporcionar uma atividade em família ou entre amigos;
-
Uma excelente oportunidade de treino (para atletas com alguma experiência);
-
Uma excelente oportunidade de competição (para atletas experientes).
Para realizar estes percursos deverá seguir os seguintes passos
1.º - Instalar a aplicação iOrienteering no seu dispositivo móvel (Telemóvel ou Tablet)
2.º - Adquirir na Junta de Freguesia de Boa Ventura o mapa pretendido (Curto; Médio ou Longo). Cada um destes mapas têm um custo simbólico de 3€ (Três euros) que serão integralmente investidos na manutenção dos mapas/percursos;
3.º - Dirigir-se para o local de local de partida:
4.º - Abrir a aplicação iOrienteering e, se desejar, alterar o idioma para Português;
5.º - Clicar no botão “Carregar um evento”;
6.º - Clicar no botão “Digitalizar o código QR” e apontar a câmara do seu dispositivo móvel para o código QR “SETUP” que se encontra no mapa entretanto adquirido (ou placa indicativa de início de percurso);
7.º - Clicar no botão “Digitalizar o código de partida” e apontar a câmara do seu dispositivo móvel para o código QR “START” que se encontra na placa indicativa de início de percurso;
8.º - Neste momento o tempo já está a contar e deverá seguir o percurso previamente delineado no mapa pela ordem numérica ascendente, sem esquecer de registar a sua passagem pelos pontos através do descarregamento do código QR em cada um dos pontos físicos ao longo do percurso (coincidentes com o seu mapa).
9.º - Quando finalizar o percurso deverá apontar a câmara do seu dispositivo móvel para o código QR que se encontra na placa “FINISH” para concluir a sua prova.
Após a conclusão da prova, poderá verificar o seu tempo final, bem como o tempo da sua performance em cada um dos pontos (splits) na aplicação. Mais, poderá organizar um mini torneio informal de grupo (familiar ou de amigos) e espicaçar a sua experiência em termos competitivos, ou então, verificar o seu tempo comparativamente aos restantes orientistas que entretanto já tenham realizado o seu percurso.
Normalmente, a prática de Orientação é tida muitas vezes como intuitiva. Todavia, no caso de ser iniciante na modalidade, e suscitar as compreensíveis dúvidas e receios sobre os procedimentos práticos da modalidade de Orientação, poderá sempre socorrer-se do site (altamente recomendado) ORIENTACAO.PT para a devida informação fidedigna.
Venha, experimente! Esperamos que a sua experiência seja insesquecível!