top of page

32.75594, -17.05905

levada do paul.png

Descrição do percurso

A caminhada inicia junto à estrada regional 209 (ER 209), um pouco abaixo do planalto do Paúl da Serra, na Cova Grande. Segue logo na levada do Paúl da Serra em direção a Este. Ao quilometro 1,4 irá cruzar o emblemático Caminho Real nº 28, numa secção onde podemos apreciar o seu pavimento em pedra emparelhada. Seguindo na rota da levada, e após uma ligeira subida de 100 metros começará a ter uma vista sobre a imponente encosta sul do Paúl da Serra, com vista sobre o vale da Ponta do Sol. Ao quilómetro 5,6, irá iniciar uma subida junto à levada da serra que irá entroncar no PR27 em direção ao sítio da Bica da Cana.

Folhadal

Coordenadas chegada

32.75594, -17.05905

Descrição do percurso

A caminhada inicia no cruzamento da Estrada Regional 105 (ER 105) e a Estrada Regional 104 (ER 104), encabeçando na Levada do Norte em direção a Oeste. Passado 1,1 km vira à direita no primeiro de dois túneis em direção a norte, seguindo esta levada cerca de 3 km até a uma nova interceção à direita com uma ligeira descida que levará ao encontro de a famosa subida do Paredão. Esta subida, com cerca de 800 degraus, levará até ao cimo de um monte onde desfrutará de belíssimas paisagens sobre o vale de São Vicente. Um pouco mais acima, ao sexto quilómetro deste percurso entrará numa antiga levada, do Plaino Velho, que o levará até à beira de uma das interceções com o caminho da Ginjas (ER 208). Após essa interceção iniciará uma ligeira subida com passagem na Casa do Caramujo até encontrar nova interceção no caminho das Ginjas (ER 208). De seguida fará uma incursão à esquerda para ultima secção desta caminhada, de cerca de 2 km que a levará até ao entroncamento da vereda para o Lombo do Mouro com uma subida até à Bica da Cana.